quarta-feira, 17 de março de 2010

Quatro, Três, Dois, Tipografia

Quarta aula, tipografia.
~
O Professor começou por fazer uma pequena abordagem à história, mais arcaica e primitiva, do surgimento da tipografia. Egípcios, Fenícios, Gregos e Romanos foram alguns dos povos milenares que contribuíram para a formação e evolução de uma coisa tão importante e que por vezes não tomamos como um dos mais importantes componentes visuais. De forma mais breve, verificámos as inovações mais actuais.
~
Foi-nos mostrada ainda a forma como seria mais fácil trabalhar a tipografia no FreeHand.
~
Passando à análise da proposta número Dois, devo referir que, na minha opinião, será muito interessante realizá-la. Fernando Pessoa - e embora prefira a poesia do ortónimo -, é um dos meus autores de eleição e uma pessoa que considero ter sido fascinante. Depois, será um desafio. Decerto ficarei doente dos olhos...
~

~

PS. É importante referir que neste momento me encontro sem computador (ou melhor, tenho um, mas estragado) e portanto tem sido díficil trabalhar para a proposta anterior e que também o será, inicialmente, para esta.

Um comentário:

  1. Estimado Luciano,

    Solidarizo-me com a falta de computador mantendo-me atento e expectante quanto a novas abordagens (que incentivo!) do trabalho prático relativo aos elementos básicos da comunicação visual (particularmente após a nossa salutar troca de impressões na aula...), assim como à contextualização teórica sobre os temas cuja bibliografia é escassa. Para além das leituras sugeridas no blogue da disciplina e no wiki de trabalho, encorajo-o a fazer pesquisa independente sobre as matérias.

    Continuação de um bom trabalho!
    Bruno Giesteira

    ResponderExcluir